Nosso Carisma


Fazer da Bíblia o livro da Igreja e de todo católico

Texto do
P. Flaviano Amatulli Valente


Para nós, apóstolos da Palavra, a pastoral bíblica representa a nossa razão de ser dentro da Igreja. Para nós, a maior aspiração consiste em lutar com todos os meios possíveis para conseguir que a bíblia se torne “o livro dos católicos”. O nosso lema é “A bíblia para todos e para tudo”.


Bíblia para todos
- crianças, jovens e adultos;
- sacerdotes, religiosos/as e todos os leigos: comprometidos, apenas praticantes ou afastados.
De acordo com o nosso modo de ver as coisas, a bíblia terá que se tornar o melhor alimento espiritual de todos os católicos, mais que o catecismo ou os documentos conciliares, pontifícios e episcopais, ou os escritos dos padres da Igreja, os santos e os teólogos. Um alimento seguro, saboroso e cheio de substância.


Bíblia para tudo
- A catequese pré-sacramental (preparação para a Primeira comunhão, a Confirmação, o Casamento, etc.)
- A religiosidade popular (o terço do rosário, novenas de defuntos, Novenas de Natal, Vias-sacras, etc.)
- A oração pessoal e comunitária. Até na celebração da santa Missa, queremos que todos participem com a bíblia na mão, especialmente durante a homilia.

A auto-estima dos católicos
Fazendo isto, estamos certos de que contribuiremos em grande medida para aumentar a auto-estima dos católicos, ajudando-os a ter idéias claras acerca de Deus e do modo de alcançar a salvação.


Identidade Católica
Ao mesmo tempo, o conhecimento da bíblia ajudará os católicos a sentirem-se mais seguros frente ao proselitismo religioso, que se esforça por criar um complexo de inferioridade para levar a uma mudança de religião. Efetivamente, contando com a bíblia não será difícil dar as razões da sua fé (1 Ped. 3,15), apresentando os fundamentos da Igreja católica, a única fundada por Cristo (conf. Mt 16,18) e está presente ao longo de toda a história.
 
Como fermento
É esta a nossa missão dentro da Igreja: fazer todo o possível para que a bíblia se torne o livro de cabeceira de todos os católicos, vendo nela uma mina inesgotável de sabedoria divina, onde se podem descobrir os valores cristãos autênticos, os critérios de ação e as atitudes mais conformes com o Evangelho.
Uma tarefa imensa, sem dúvida, cuja plena realização ninguém poderá contemplar com os próprios olhos. De qualquer modo, o que mais nos interessa é ter idéias claras a este respeito e começar a trabalhar com todos os meios ao nosso alcance (livros, cassetes, vídeo, rádio, televisão, cursos, retiros, visitas domiciliares, etc.) à maneira de fermento, sonhando com o dia em que toda a massa chegará a levedar.

http://www.geocities.ws/apostolosdapalavra/htm/apostolos2.htm